"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6



Pastoral


No dia 23 de Agosto, nós estudamos Gênesis 30: 1-43. Neste capítulo, vimos a família de Jacó retornando aos seus antigos caminhos carnais em vez de confiar no Senhor. Este é um perigo em cada uma das nossas vidas. Depois de sermos salvos, nossa natureza carnal luta contra o Espírito Santo pelo controle das nossas vidas. Dependendo de quem tem a nossa atenção podemos ter derrota espiritual (ouvindo a nossa carne) ou vitória espiritual (escutando o Espírito Santo).

Nos versículos 1-8, em vez de confiar no tempo de Deus, Raquel usou a lei de Hammurabi para justificar dar a sua serva, Bila para ser a terceira esposa de Jacó. Quando Bila deu à Jacó dois filhos, Raquel pensou que ela "havia ganhado" a competição pela atenção e amor de Jacó.  Ó, que confusão fazemos nas nossas vidas quando nós seguimos a cultura do mundo e não a Palavra de Deus!

Nos versículos 9-21, depois da sua vitória espiritual no capítulo 29, Lia caiu novamente na carnalidade de competição com a irmã. Lia deu a sua serva, Zilpa para ser a quarta esposa de Jacó e quando Zilpa deu a Jacó mais dois filhos, Lia achava que ela "havia ganhado" a competição.

Nos versículos 22-24, Raquel cometeru um erro muito comum. Apesar de Deus dar-lhe um filho, ela queria outro. Em vez de ser grata pelo que o Senhor lhe deu, ela ignorou a presente bênção, concentrando-se em "ganhar" a competição entre ela e a sua irmã, Lia. Como é triste quando ignoramos as bênçãos que Deus nos dá a cada dia querendo avidamente mais.


Versículos 25-43:  Para tornar-se rico, Jacó voltou aos seus caminhos carnais, enganando o seu sogro que também era seu empregador.  Ele justificou o seu pecado culpando Labão por enganá-lo. Como é triste quando tentamos justificar nossa desobediência culpando os outros.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

No dia 16 de Agosto, nós estudamos Gênesis 29:28-35. Nesta passagem, vimos como Lia, a irmã mais velha e feia, foi desprezada por seu marido Jacó em favor de sua irmã mais nova e bonita, Raquel. Lia estava desesperada para ganhar a atenção e o carinho de seu marido e ficou emocionada quando ela deu à luz ao seu filho primogênito, a quem chamou Rúben. Seu nome significa: "Olha, um filho!" Este evento importante não alterou a situação de Lia: ela ainda era desprezada e ignorada por Jacó. Quando Lia deu à luz ao seu segundo filho, a quem chamou Simeão (prestar atenção, ouvir), ela pensou que isso iria finalmente obter a atenção do marido. Mas, infelizmente, as Escrituras revelam que Jacó continuou a ignorar a Lia em favor de sua irmã mais nova e mais bonita. Quando Lia deu à luz ao seu terceiro filho, a quem ela chamou Levi (ser unidos), ela estava convencida de que tendo dado um terceiro filho à Jacó significava que Jacó iria amá-la e, finalmente, dar-lhe a atenção que ela tão desesperadamente ansiava. Mas infelizmente, nada mudou nessa família disfuncional.

Nas culturas dos gentios, ser estéril era considerado uma maldição dos deuses e na cultura dos judeus, não ter filhos foi pensado ser a punição de Jeová. Se as crianças nascessem, em todas as culturas dos tempos bíblicos, os bebês do sexo masculino eram preferidos por que acabariam por aumentar a prosperidade da família, enquanto as meninas se casariam em outras famílias e trabalhariam para a sua prosperidade. Mas, apesar desta mentalidade cultural, Jacó continuou a prestar atenção e amou a Raquel e ignorou a Lia.

Quando Lia deu à luz ao seu quarto filho, a quem ela chamou, Judá (Ele/Deus deve ser louvado), ela declarou: "Agora eu vou louvar ao Senhor!" Lia finalmente aprendeu que a vitória não vem dos outros dando-nos o que queremos ou desejamos, mas quando nós damos graças ao Senhor que por Si só merece toda a honra e louvor. A situação triste e solitária de Lia não se alterou, seu marido ainda ignorou-a em favor da sua irmã mais nova e mais bonita; mas Lia conquistou a vitória espiritual aprendendo a louvar ao Senhor, apesar das suas circunstâncias desesperadas. Ela aprendeu a glorificar a Deus seja qual fosse a sua situação.


Que Deus ajude cada um de nós aprender a lição que Lia finalmente compreendeu. Que podemos estar numa prisão como Paulo e Silas e ainda louvar a Deus. Que podemos estar numa tempestade como Pedro e ainda atravessar as ondas para Cristo. Que podemos estar enfrentando a morte como Paulo e ainda glorificar ao Senhor. Eu não conheço as suas circunstâncias, os seus problemas ou seus medos - mas Deus conhece. Quando louvamos à Ele, Deus nos dá a vitória espiritual, mesmo se nossas circunstâncias desesperadas permanecem as mesmas. Não importa o que você está enfrentando, Deus é a sua resposta. Não importa como você está sentindo, Deus é a sua força. Não importa o que lhe falta, Deus é o seu suprimento. Vamos aprender a mesma lição que Lia compreendeu e louvar a Deus, não importa as nossas circumstâncias!

Sem comentários:

Enviar um comentário